Cemitério da Saudade São Miguel Paulista – Coronavírus causa mudança em velórios

Cemitério da Saudade São Miguel Paulista

O Cemitério da Saudade São Miguel Paulista foi idealizado para suprir a demanda da zona leste de São Paulo, que já conta com os Cemitérios da Quarta parada e do Vila Formosa, mas era carente de um cemitério no extremo da região. A necrópole, localizada em uma área de 134 mil metros quadrados, tem como foco atender a camada mais simples da população. Com um total de 20.951 sepulturas e 200 enterros por mês, foram realizados 222.687 sepultamentos desde a sua inauguração.

O local passou por uma completa reforma na sua estrutura, dando cara novas às salas de velório, prédio da administração, sistemas de drenagem, calçadas e ruazinhas internas do cemitério.

Cuidados com o novo coronavírus em velórios

Novos procedimentos de segurança vem sendo tomados em razão da pandemia do novo coronavírus, tendo início logo na preparação do corpo. Este deve ser colocado em um saco impermeável à prova de vazamentos e selado, não devendo mais ser aberto após o lacre. Logo em seguida, a superfície externa do saco deverá ser limpa com álcool 70%, juntamente com outros componentes desinfetantes. Necropsias em corpos contaminados pelo vírus não devem ser realizadas para evitar a contaminação da equipe.

Após a higienização, o saco deverá ser identificado e conter a informação risco biológico em razão do novo coronavírus. Ao chegar na funerária, após breve preparo do corpo com proteção dos funcionários, a superfície do caixão deverá ser higienizada, novamente, com álcool 70%.

Essas são exigências do Ministério da Saúde, que dentre outras medidas, também exige que o caixão permanecer lacrado durante todo o velório, devendo sua duração máxima ser de 10 minutos e com presença de até 10 pessoas. O local da cerimônia deve ser bem ventilado, de preferência em área aberta. 

Os presentes devem evitar apertos de mão ou outro tipo de contato físico. No local da cerimônia, deve ter à disposição dos presentes, água, sabonete líquido, papel toalha, e álcool gel 70% para higienização das mãos.

A Presença de pessoas que pertençam ao grupo de risco, sendo elas: maiores de 60 anos, grávidas, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, assim como pessoas com problemas respiratórios ou sintomas como tosse e febre, deve ser evitada.

O Ministério da Saúde ainda orienta optar pela cremação, mas não há proibição dos sepultamentos. 

Velório online como uma opção alternativa

Devido às restrições em relação às cerimônias presenciais, a realização de velórios online tem crescido no último mês, segundo as estatísticas. O serviço, que custa em média R$1.000, tem sido adotado por dezenas de famílias como forma de prestar sua última homenagem a um ente que se foi. 

A entrega de coroa de flores nessas circunstâncias vem muito a calhar em dias de isolamento social para prestar sua última homenagem a um familiar, amigo ou pessoa próxima. Na Coroa de Flores Brasil você pode adquirir sua coroa de flores online através da nossa loja de maneira totalmente prática e com diversas opções. Oferecemos frete grátis para todo território nacional, 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Nosso Blog

VER TODAS