Cemitério Vila Formosa – História, curiosidades e o novo coronavírus

cemitério vila formosa

O Cemitério Vila Formosa é a maior necrópole da cidade de São Paulo e o maior da América Latina. Também é considerado o segundo maior cemitério do mundo, ficando em primeiro lugar o Cemitério de Wadi-Al-Salaam, Vale da Paz, em islâmico, situado na cidade sagrada de Najaf no Iraque.

Fica localizado na zona leste da capital paulista, em uma área total de 763 mil². Destes, 95 mil² fazem parte de uma reserva ambiental com lençol freático no subsolo, tornando proibida a construção de novos túmulos. O cemitério tem a quarta maior área verde municipal da capital, ficando atrás apenas dos parques Anhanguera, Ibirapuera e o Parque do Carmo, também na zona leste. Por ser um local bastante arborizado, é muito procurado para momentos de lazer e prática de exercícios físicos, principalmente por crianças e adeptos de corrida.

A necrópole é conhecida por atender a população mais humilde, como a classe C, a classe D e a Classe E. Desde a sua fundação, já foram realizados 1,5 milhão de sepultamentos. É constituído por dois cemitérios interligados entre si, o Vila Formosa I e o Vila Formosa II, sendo o primeiro inaugurado em 1949, com 80 mil sepulturas e 40 mil ossários, e o segundo inaugurado em 1976, com 30 mil sepulturas e 55 mil ossários. Contém duas alas e 3 entradas, com 24 salas de velório e toma um enorme quarteirão, que vai desde a Avenida 19 de Janeiro até a Avenida João XXIII

Cemitério Vila Formosa atende vítimas do novo coronavírus

Devido às consequências da pandemia do novo coronavírus, o Cemitério Vila Formosa aumentou drasticamente o número de abertura de covas. Antes a média diária era de 50 covas, agora,  são 100 covas por dia, o dobro. A imagem, registrada por um helicóptero que sobrevoava a região, chegou a ser estampada no jornal norte americano Washington Post.

Só no último dia 01/04/2020, foram realizados 57 enterros, número que antes era de 40 por dia.

A duração dos velórios também foi afetada pelo surto da doença. Os velórios com longa duração foram banidos, sendo autorizados o tempo máximo de 60 minutos para mortes que não se deem pelo covid-19. Caso a causa da morte seja o coronavírus  ou haja suspeita, o caixão é lacrado e a cerimônia de despedida durará no máximo 10 minutos, dando sequência ao enterro ou cremação.

Foram registrados contratos emergenciais para a compra de equipamentos de segurança para funcionários da Vila Formosa e demais cemitérios da cidade. A medida se dá para prevenção de contaminação durante os enterros.

Dentre os itens adquiridos, estão 5 mil sacos especiais para enterrar exclusivamente vítimas do coronavírus, 70 mil novas luvas, 1800 máscaras para administradores, atendentes e agentes funerários e 650 máscaras respiratórias para coveiros que, desde o surto, são flagrados cobertos por vestimentas especiais ao manejarem as covas.

Conte com a nossa equipe para prestar sua última homenagem através de nossas coroas de flores. Fazemos entregas para todo o território nacional, inclusive o Cemitério Vila Formosa, já que nos encontramos bem próximos da região. Entre em contato pelo nosso site, whatsapp ou telefone (11) 2579-1974. Atendimento 24 horas.

Nosso Blog

VER TODAS