Crematório Vila Alpina Coroa de Flores: o primeiro do Brasil e da América Latina

Crematório Vila Alpina

Inaugurado no ano de 1974, o Crematório Municipal Doutor Jayme Augusto Lopes, ou simplesmente Crematório da Vila Alpina como é mais conhecido pela população e seus visitantes, está localizado na Avenida Francisco Falconi, 437, na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Foi o primeiro a ser construído e entrar em funcionamento no Brasil e na América Latina e, mesmo após 46 anos do início de seu funcionamento, é considerado um dos maiores crematórios do mundo. O Crematório da Vila Alpina ainda é um dos mais conhecidos do Brasil, mesmo com o país já contando com mais de uma centena de locais para a realização da cremação.

Juntamente com o Cemitério São Pedro, que dividem o mesmo espaço, o Crematório possui 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída com dois fornos para a cremação dos corpos com 3,00 metros de largura, 2,60 metros de comprimento e 2,30 metros de altura.

O Crematório localizado na Vila Alpina possui também três câmaras frias com capacidade para armazenar até 64 corpos para conservação dos cadáveres a serem cremados e realiza, em média, 750 cremações de corpos por mês ou 25 por dia.

Infraestrutura e licenciamento ambiental do Crematório Vila Alpina Coroa de Flores

O Crematório Vila Alpina Coroa de Flores possui uma ótima infraestrutura para o atendimento aos familiares que perderam um ente querido e este optou pela cremação de seu corpo. Confira os itens disponíveis para s visitantes:

· Portal do Crematório Vila Alpina;

· Câmara Fria para o armazenamento do corpo pelo mínimo de 24 horas;

· Dois Fornos Crematórios especialmente construídos para esta finalidade;

· Sala para Cerimônias;

· Estacionamento amplo e gratuito com 100 vagas; e,

· Câmara de armazenamento das cinzas até a sua retirada pelos familiares.

Devido aos filtros devidamente instalados no Crematório de Vila Alpina, praticamente não há emissão de gases poluentes. O Crematório atende totalmente as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a Lei Municipal nº 7017/67 e está licenciado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).

Informações importantes para utilizar o Crematório Vila Alpina Coroa de Flores

Legalmente todas as pessoas podem optar pela cremação do seu corpo, porém, são necessários alguns procedimentos a serem adotados para a efetiva utilização do Crematório Vila Alpina.

Ainda em vida a pessoa que deseja pela cremação já providencia a Declaração de Vontade que deve ser registrada em cartório.

Caso a pessoa que acabou de falecer não deixar expressa e legalmente registrada em cartório a sua vontade pela cremação do seu corpo, a Declaração pode ser assinada por um parente de primeiro grau mais próximo, como o cônjuge, filhos e irmãos, desde que sejam maiores de 18 anos, além de duas testemunhas. O atestado de óbito deve ser assinado por dois médicos.

Importante: não podem autorizar a cremação do corpo os parentes de 2º grau em diante do falecido.

Em situações especiais, como mortes decorrentes de violência, a cremação no Crematório Vila Alpina Coroa de Flores somente poderá ocorrer após a autorização judicial. Nestes casos serão necessários os seguintes documentos:

· Boletim de Ocorrência;

· Declaração de um delegado de polícia manifestando não se opor à cremação em questão;

· Atestado de Óbito assinado por dois médicos; e,

· Atestado assinado por um médico legista.

Para prestar as condolências ao ente querido e seus familiares e amigos, acesse agora o site www.coroadefloresbrasil.com.br ou ligue através dos telefones (11) 2579-1974; (11) 97852-2169 ou 0800 591 0382 e conheça as ótimas opções de Coroas de Flores.

Nosso Blog

VER TODAS