Floricultura na Vila Alpina e a interessante história deste Bairro

Floricultura Vila Alpina

O loteamento denominado como Vila Alpina possui registro na Prefeitura do município de São Paulo com a data de 3 de setembro de 1921, o primeiro documento encontrado pelos historiadores sobre este local.

Os imigrantes que chegavam na cidade de São Paulo seguiam direto para as lavouras de café, o que fazia progredir o interior paulista, mas aos poucos acabavam retomando à capital para trabalharem nas grandes empresas que começavam a se expandir. Com o slogan “A Cidade que mais cresce no Mundo”, a cidade de São Paulo era o próprio sinônimo do progresso naquela época.

O Doutor Vicente Giacaglini, considerado um homem de grande visão comercial, percebeu que poderia realizar grandes negócios na cidade e adquiriu extensa área de terra.

Após loteou esta região com grande expectativa que não faltariam compradores para uma área tão bem localizada e, desta maneira criou um novo bairro que, por estar situado sobre uma montanha e por ter uma forte predominância de imigrantes europeus e pela sua topografia que lembrava os alpes suíços e italianos, resolveu dar o nome de Vila Alpina.

Localização da Floricultura na Vila Alpina

Distante a 11 km do Marco zero da cidade de São Paulo, a Vila Alpina está muito bem localizada e possui fácil acesso às diversas regiões e também às cidades do Grande ABC, como Santo André, São Bernardo do Campo e, em especial, São Caetano do Sul onde faz divisa direta.

A Rua Costa Barros que inicia nas adjacências do Largo da Vila Alpina e termina a alguns metros da divisa com São Caetano do Sul é o principal ponto de comércio para os seus moradores.

Em termos de posição geográfica, a Vila Alpina tem a oeste sua divisa com a Vila Bela (Vila Prudente) e a Vila Lúcia (arredores da Vila Zelina).

Já a noroeste a Vila Alpina faz divisa com o Jardim Avelino e ao norte com o Jardim Independência (São Paulo). A leste faz divisa com o Parque São Lucas e a nordeste com a Vila Macedópolis,

A Vila Alpina ao sul faz divisa com o bairro da Fundação, da cidade de São Caetano do Sul e a sudeste com a Vila Califórnia e o Sítio da Figueira.

A Floricultura na Vila Alpina está localizada na Avenida Francisco Falconi, 837, no alto da Vila Alpina, onde encontram-se o Cemitério São Pedro e o Crematório Municipal Doutor Jayme Augusto Lopes ou, como são popularmente conhecidos, Cemitério e Crematório da Vila Alpina.

Floricultura na Vila Alpina e algumas curiosidades

Além do Cemitério São Pedro e o Crematório Municipal Doutor Jayme Augusto Lopes, na Vila Alpina também encontramos o Hospital Estadual de Vila Alpina.

Uma curiosidade da Vila Alpina, juntamente com as Vilas Bela e Zelina, é o fato de possuírem a maior colônia de imigrantes russos de São Paulo, onde a cultura russa se manifesta na arquitetura das residências e igrejas ortodoxas que compõem a paisagem do bairro e também pelos traços característicos de sua população.

Acesse o site www.coroadefloresbrasil.com.br ou faça o seu pedido através dos telefones (11) 2579-1974; (11) 97852-2169 ou 0800 591 0382 e solicite a Coroa de Flores da Floricultura Vila Alpina.

Nosso Blog

VER TODAS